RSS

Em nome da dita "socialização"!



Passado essas semanas turbulentas de extremo cansaço; sim, sobrevivi. Eu estou de volta tentando trazer mais um pouco da vida que estamos passando com o pequeno... Fomos a congresso, ele resistiu a mãe pirada para entregar um artigo, e conseguimos...
Bom, no meio desse processo, alguns questionamentos pairavam aqui essa cabecinha meio “lelé da cuca”. Meu pequeno Caetano estaria privado de socialização? Vou contar tim- tim por tim- tim.
Foi assim: num dos nossos passeios, no parque aqui do bairro, Caetano deparou-se com algumas crianças maiores brincando. Ele, que não adora, mas venera criança, saiu gritando: - neném, neném! Eu , como sempre, acompanho para ver como ele vai se enturmar com as outras crias. Eis que as crianças nem sequer deram bola para o pequeno. Para falar a verdade, uma apenas que esboçou um tchauzinho. Ele ainda insistiu, mas elas nem aí para ele. Aquilo me doeu. Logo veio imagens da minha infância, sensações de “abandono” quando um grupo me ignorava, etc. O fato que pensei: ele é muito pequeno para ter esse sentimento de rejeição. Não quero que ele sinta isso (mãe coruja tentando proteger a prole, rsrs). 
Na verdade esse sentimento foi mais meu  do que dele. Mas sei que isso despertou em mim: Caetano precisa estar com outras crianças da idade dele (isso não ocorre muito). Fiquei pensando também: Caetano DEVE socializar-se? Quando é o MOMENTO CERTO? Perguntas bobas, que nem fazia quando lecionava, porque lá no Nei as crianças são OBRIGADAS a socializarem-se. 
Logo me lembrei de outras cenas: uma vez uma vizinha (daquelas que bota a colher aonde não é chamada) falou-me: “ah! Mas ele PRECISA ir para a escolinha!”; disse a ela que já tínhamos feito essa escolha e que também sabíamos do que falávamos porque trabalhamos nisso. Ela fez aquela cara de espanto e ainda completou: “minha neta com cinco meses foi para a escolinha”. Fiz apenas uma “cara de paisagem” (lições brilhantemente aprendidas com minha prima). Outra vez escutei de amigas que para conseguir dar conta do doutorado “ele tem que ir para creche, não tem outra saída”, “ah, mas tem creches e creches...”
Essas cenas despertaram em mim várias reflexões, dentre elas da NORMALIZAÇÃO  de que TODA CRIANÇA DEVE IR PARA UMA ESCOLINHA.  Parece ser consenso que isso É NECESSÁRIO .  Parece que não tenho o direito de lutar por querer ficar com o pimpolho, é como se eu o impedisse de convívio social.
Confesso que quando saí do parque, fiquei bem confusa com isso, estava eu sendo negligente com o pequeno? Mas, peraí: lembrei das inúmeras cenas de horror que  ocorre na escola em nome da socialização (sim, não digo que tudo é ruim). Lembrei que eu posso ter essa possibilidade (o que não é possível a todas as mães, infelizmente) e eu tenho esse DIREITO de ESCOLHA.
Minhas escolhas assim seguiram por acreditar que um eixo educacional é de RESPONSABILIDADE dos pais e que a escola nunca irá suprir essa base. Sei que, muito daquilo que estou ofertando ao pequeno, sobretudo nessa primeira infância, servirá como eixo para a sua vida adulta.  Sei da importância da presença dos pais na primeira infância. Sei das inúmeras inquietações que passei nos NEIs em que dei aulas e, por isso, sei que é extremamente difícil dar uma atenção diferenciada quando se tem até 25 crianças numa mesma sala.
Voltando nessa questão da socialização: não estaria o pequeno Caetano socializando quando está em família? Outra questão: quando está ele desapontando para as relações com os pares, não seria importante o nosso olhar de pais? Ou seja, nesse instante não devemos valorizar nossa permanecia com ele, orientando-lhe nas relações estabelecidas?  Acredito que a criança conhece o mundo conforme lhe apresentamos. Portanto, há uma grande diferença de “jogar a cria no mundo e deixar que ela se vire”  e “apresentar-lhe o mundo, sem pressa nenhuma”.  Essa pressa pela socialização parece que sucumbem ínfimos momentos da criança. Apressar  ela para viver a socialização faz com que, por vezes, viva  coisas que não está preparada.  
É preciso uma boa dose de  amor, de muita segurança no lar, de uma vida sem atropelos, caso contrário, o que posso gerar é muito insegurança e desarmonia na maneira como se relaciona.
É assim que temos apresentado esse mundo ao Caetano. Com calma, sem atropelos e tentando gerar nele a segurança que podemos dar.
Para rir das minhas inúmeras perguntas, das inquietações que surgiram, ele nos presenteou com uma lição de vida.
 Num lindo sábado de sol, resolvemos ir num parque. Logo ao chegar, ele recebeu todas as crianças com muitos abraços. Éh sério, perdi as contas de quantas crianças ele corria para abraçar, gritando “Nenémmm!”. Ele achou um amiguinho (um mês mais velho) e brincou muito.  E como foi bom poder olhar, conduzir e estar nesse momento com ele. Caetano nos mostrou o quanto vale apena ter calma... Ele nos mostrou que sente o mundo e recepciona o mundo com muito carinho.  Sei que nem todos estarão preparados para tanto amor, mas está alí uma linda semente plantada no seu coração... E imagino que pode o mundo ser constituído desses muitos afetos e pode o mundo zelar pelas crianças sem que rotulemos as suas relações.

1 Fazer Comentários:

DaniSapoo disse...

Ju...
LINDO! Simplesmente isso... voces estao mais do que certos ao apresentar o mundo ao pequeno Cae. Essa seguranca que os pequenos precisam soh pode vir dos pais (nucleo familiar). Percebo o mesmo com o Kiyo. Ele sabe o seu lugar no mundo, sempre gostou de conviver com outras criancas (apesar de soh ter ido para a escola aos 3 anos e alguns meses - pois pediu muito). Nao existe nada melhor do que poder ser testemunha desse desenvolvimento social e emocional dos pequenos. Parabens!!! E viva a cara de paisagem!!!!
Beijos

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

Copyright 2009 Caetaneando. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy