RSS

dois anos de descobertas!




Hoje, 16/09/2010, ops, errei o ano... É que nesse instante o tempo parece não ser mais cronológico  quanto é entendido, talvez  um tempo nada mais retilíneo como todos nós  entendemos. Eu volto num tempo e misturo-me no hoje como  se toda transformação iniciasse agora. Eu recém sabia que minha vida estava preste a tomar nova feição. Hoje, nessa data,  há dois anos minha razão conhecia que o destino estava traçado e eu sutilmente descobria que estava grávida do pequeno Caetano. Um chamado Terra abrigou meu útero e transformava meu ar, meu corpo, uma embriaguez avassaladora dominou e tirou-me de todos os eixos tomados como certos.
Hoje, meio confusa no ontem e no agora, vejo o quanto tais transformações arrebataram todas as nossas vidas. Nosso pequeno completa hoje também 16 meses e agora já toma outras proporções em seu desenvolvimento.  Sobe, desce, corre, caminha, cai... Ah, e quantas palavras já dominam essa boquinha, uma coisa bizarra que só mãe e quem estiver por perto pode maravilhar-se com esse poder de comunicação pela fala. Hoje contamos, são cerca de vinte e sete palavras que já domina, palavras que já fazem parte do seu vocabulário. Pede frutas (mamann “mamão”, naãna “larana”, uba “uva”, nana “banana”, mon “limão”); esboça a alegria pela natureza (arrvre “árvore”, aua “lua, que ama tanto”, bá “barco”, má “mar”, aba “água”, bamba “balança ao ar livre”; fala da família (mamaiii “mamãe”, baba “papai”, auóó “vovó-paterna”, dadá “vovó materna”). São algumas palavrinhas que já são parte da sua memória. E quão bom é poder vê-lo brincando com as possibilidades da comunicação: sons, palavras,  gestos, olhares, são parte desse arsenal que nos atravessa diariamente.
Ah, mas a palavra que estremece a alma, que conforta todo o bom coração quando nos atira juntamente com seu carinhoso olhar é o  “AMAAA” (te amo). Sim, ele esboça isso a todos os quatros cantos, todas as vezes que sente vontade, todas as vezes que acha que deve esboçar essa importância a alguém. 
Caetano tem me saído um verdadeiro peixinho da água, vai para o mar sem qualquer medo, eu tenho que quase  agarrá-lo pelo colarinho porque a imensidão do mar não tem fim para ele, quer atirar-se e vai... A mãe então corre como uma louca. Ele que se deleita pelas areias, catando pedacinhos de galhos de árvores para desenhar na área, ele que adora contemplar todos os possíveis sons...
Sons... ah, esse é um dançarino da vida, acorda dançando e dorme dançando. Adora ver o pai batucar no corpo, pega as panelas e toca com uma colher de pau, basta um som... Até dormindo, com música de ninar, vejo o seu corpo sacudir no meu colo enquanto mama...
Carros... quantos “brummss”, é lixeiro, caminhão de gás, avião, moto (o favorito), carros, ah alegria tamanha de apenas ouvir os motores, quanto mais estar dentro...
Comidas, tudo está de bom grado, come de tudo e explora de tudo, desde texturas, cores, cheiros. Cultivou por meses uns tomates plantados no quintal. Hoje, colheu numa alegria tremenda e comeu com muito gosto, mordendo e saboreando aquela bola vermelha e docinha.
Em falar em natureza,  o pequeno tem vivenciado toda ira que nela pode conter.  Oito dentes resolveram vir juntos (escute bem, JUNTOS) numa boquinha tão pequena. O espantoso é  admirar que o pequeno lida muito bem com tamanha violência (para não dizer que não houve transformações, apenas um dia tivemos uma pequena diarreia e alguns incômodos que são solucionados com colinhos e alguns mordedores). Oito dentes? Eu não sei se resistiria com tamanha alegria.
Nas mamadas já descobre a amplitude do seu corpo e quando vejo já tem um pé enroscado no meu braço, uma mão presa no meu cabelo ou leve carinho no meu rosto.
Já reconhece todo seu corpo identificando  partes deles como umbigo, cabeça, cabelo, nariz, boca, orelha, bumbum, fazedor de xixi, pé e mão.  Ele é muito prudente com seu corpo, sempre faz descoberta sendo cauteloso, sem colocar-se em riscos como quedas, batidas, é sempre admirável.
Mas, é impossível não se enrolar na sua criação: Caetano cria com um grampo de roupa, com uma caixa de papelão e tudo que soltar em sua mão, logo corre  perambulado para pensar o que fazer com tal objeto.  Cria com cores, brinca com gostos e suja-se muito.
E nesse brincar eu me descubro mais criança, eu me descubro menos rígida, descubro-me viciada pelo seu sorriso, pela sua alegria, viciada pela minha alegria que se mistura com o seu olhar. Descubro-me viciada pelo seu toque, pelo seu abraço, pela sua voz, pelo tom da sua voz. Descubro-me amante da sua intensidade, descubro-me menos mãe  que precisa constantemente conduzir e sinto-me mais conduzida, mais embriagada, com pensamentos atravessados constantemente pela emoção de perder-me nas suas brincadeiras.   



Há dois anos sou outro alguém que nem sequer conheço. E talvez, esse alguém é tão dinâmico que nem sequer valeria explicar “quem sou hoje”, uma mistura de um ontem (com o sentimento de uma grávida seduzida pela embriaguez e pela ansiedade da mudança por vir) com o hoje, com o agora de uma mãe que vivencia o prazer da doçura de um viver livre, sem qualquer empecilho...


4 Fazer Comentários:

Amanda Leite disse...

Muito legal Ju! Familia linda! Caetano um pequeno principe!!!

DaniSapoo disse...

Ju...
Que lindo e poetico! Amei!!! Beijos e o Cae estah lindo demais!!! AMOOOOO MUITOOOOO

Ana Carolina disse...

Ai amor! Saudades de vocês assim! Você fala das descobertas do Caê e eu vejo você nele, perguntando se " bai chubá". Certamente a Bebel vê o Dudu nele, nesse sorriso permanente e no carinho sem fim. Bjs milhões da tia que ama muito vocês!

ZULEI DENIS disse...

Essa doçura e essa sede de descobertas é o que nos tira do chão! Família linda! Amo demais vocês!!! Saudadeeeeeesssss mil! bjo

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

Copyright 2009 Caetaneando. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy