RSS

Quatro meses de AVENTURAS


Tenho o orgulho de dizer que hoje é um dia muito especial: meu pequenino está completando seus quatro meses. É grandioso estar com ele e apenas penso: “como fiquei sem vê-lo e sem ver o seu sorriso por quase vinte nove anos?”
Agora, enquanto ele dorme como um anjo, eu corro para relatar um pouco acerca desse mês um tanto diferente.
Começamos então pelo embalo do soninho: Caetano Terra agora anuncia algumas manias para o seu sono. Pela manhã, quando está próximo do horário dele dormir, deixo-o no berço. É engraçado porque lá ele tem entrado num mundo muito particular, criando muitas conversas com seus amigos-bichos. Relaciona-se com o Caco (macaco), o pato, o cachorro e o mais novo Neco (um lindo boneco de pano, presente da titia que ele adora). Quando está quase pegando no sono, costuma resmungar, resmungar... Vou até ele, observo que já está de olho fechado, então, é só eu começar a mexer o móbile que faz um barulhinho diferente que ele vira o rostinho no travesseiro e lá se entrega ao sono. Virou uma rotina sempre muito engraçada.
Continua gostando de músicas para dormir, ou melhor, do Jack Johnson. Fomos obrigados a adquirir mais CDs do cantor, para aumentar o repertório durante os sonos.
Sempre detestei rotinas, achava que a vida perdia a sua intensidade quando passamos a vivê-la sempre da mesma maneira. Então, esse tem sido um aprendizado um tanto árduo para mim, descobrir na rotina a intensidade necessária para fazer da vida um belo acontecimento. E reconheço o quão importante é assumir certa rotina na educação do Caetano. Vale dizer que sempre deixei ele me ditar isso, nunca quis impor um horário, mas sabia que ele mesmo estabeleceria: assim tem um soninho gostoso por volta das onze horas, outro por volta das duas da tarde, outro as cinco, depois próximo das oito e a derradeira entre dez e onze da noite. O fato que só pela manhã ele dorme melhor, já à tarde a sua soneca é no máximo de meia hora. Conclusão: seis horas já não me agüento mais em pé.
Outros momentos: nos embalos “Jack Johnsence”, ao colocá-lo deitado para dormir nos braços, olha com ares de peralta e solta aquele sorriso do tipo “não vou dormir agora não”.
Mas, nem tudo são flores. É preciso lidar diariamente com alguns espinhos que costumam marcar qualquer coração de mãe. Estou dizendo dos terríveis pesadelos, é uma das coisas que tem me assustado confesso.  Caetano acorda algumas vezes (de noite quase sempre) aos berros, acho que é pesadelo, pois é um choro muito sentido mesmo! Mas, é só confortá-lo no colo, abraçar bem forte que ele vai se acalmando. Algumas vezes recorro ao leite. “Mamiscando” ele chega a soluçar, meu coraçãozinho aperta nesses momentos. Para me confortar, sempre me lembro de uma conversa: disseram que pesadelos nessa idade... Hum!Deve ser as tetas fugindo!
Ele também gosta do acalanto do papai que o embala e canta o seguinte trecho: “como poderei viver sem a sua, sem a sua, sem a sua companhia”, refrão que vira quase um mantra e ele dorme. É para mim um momento muito fraterno ver esse laço tão único entre os dois. Um momento que fico orgulhosa dos dois!
Já nos embalos da mamada, é sempre um recanto de amor e de olhares. Agora descobriu o som estalante do tirar o bico da boca, gosta assim de fazer isso quando tem alguém falando, quando está curioso com algo ou simplesmente quando quer “bater um papo” comigo. Estala o peito, olha para mim, sorri, conversa e volta a mamar. Também tem deixado uma mão nas minhas costas para ficar fazendo carinho. É gostoso demais!
Os sons parece já formarem-se de maneira diferente. Está descobrindo a língua, ela entorta toda dentro da boca, os seus lábios movem em todas as direções e, assim, o “NE NE” já está sendo esboçado. Tem adorado fazer sons com a bolhinha da baba e o som estalante do beijo parece ser experimentado (eu acho que ele já manda beijo para mim, é claro!).
Também têm descoberto as mãozinhas e quase engole os dedos e, por vezes, a mão inteira. É tão gostoso vê-lo fazendo todas essas descobertas, vivenciar isso dia-a-dia é tão grandioso, sinto orgulho dele nessas descobertas, é como se eu estivesse vencendo cada etapa junto...
Aos poucos, a sua destreza fina parece ser mais visível quando consegue segurar alguns brinquedinhos mordedores que adora.
No banho gosta é mesmo de soltar gargalhadas com o Pai. É muito engraçado, porque faz isso todos os dias, da mesma maneira, conforme o maridão vai brincando com ele. O papai sempre fica extasiado nesse momento. Eu, sempre tento arrancar as suas gargalhadas, mas, já desisti... Ele sempre reserva para os outros (falo com ciúmes, é claro, rsrs). E como ele tem gostado do banho, é visível, assim que começamos a tirar a roupa ele já esboça sorrisos e seu olhar de alegria toma conta de tudo. Temos que forrar o quarto de panos de chão, pois o moleque insiste em abusar da bagunça com a água. Ai que banho sempre bom!
Nesse mês Caetano participou também da escrita do nosso pré- projeto de doutorado, foi uma loucura. Minha mãe veio da sua cidade para nos ajudar, foi um momento importante para os dois. Assim, o moleque recebeu mais aconchego, colo e bagunça da arteira vovó. Lembro-me de um dia ela cair no choro, pois ele perdurou um longo tempo apenas gargalhando das suas peraltices. Pois agora vejo a quem o moleque puxou!
Nesse mês tivemos nossa primeira viagem e a primeira vez que o Caetano ficou longe do pai. Fomos até São Francisco do Sul visitar minha mãe e minha irmã. Ele se adaptou muito bem lá, achei que iríamos sofrer com as mudanças da rotina, mas, salvo exceções, ele não alterou os seus horários. Posteriormente, escreverei um post anunciando como foi bom fazer essa viagem. Saiu dessa viagem com o apelido de “Zé gasolina”, pois, era entrar no carro que o pimpolho já dormia. Pasmem: fizemos uma viagem de três horas e ele só acordou quando chegamos em casa.
Quando chegamos foi lindo perceber ele reconhecendo o seu lar. Entrei na casa, fui parando nos locais aonde ele gosta de estar. Paramos em frente de um quadro, o meu retrato abraçada com o Edu, ele adora conversar com a imagem.  Quando chegamos ao seu quartinho, ele deu aquele gritinho ao ver os seus bichinhos, seus olhinhos brilharam, foi lindo! Como é bom perceber que nosso lar tem sido o recanto de segurança e reconhecimento para ele.
Porém, percebi que nessa viagem o bichinho recebeu muito amor da vovó e da titia babona que logo o moleque cresceu repentinamente. Era preciso fotografar o meu ar de desespero ao ver que os macacões não serviam mais. Foi apenas uma semana!
Os seus movimentos agora parecem estar mais ousados. Recentemente, tem se virado na cama. Assim, quando coloco algum objeto, ele vira todo corpo até que consiga enxergar.
Mas, preciso confessar: preciso fazer uma terapia para cortar as suas unhas. Sempre gosto que minha irmã corajosa faça por mim, mas como não posso esperar ela vir de outra cidade, lá vou eu me arriscar. Porém, tenho muito medo! Fico horas... E pode contar, Caetano vai amanhecer arranhado porque deixei muito tempo as unhas crescendo.
Caetano tem uma alma que me embriaga, sempre é desperta para a música. Clarissa, uma linda amiga com alma nas mãos, mandou sua música – um som de piano com cheiro de liberdade. Foi tal música que dançamos, estava grávida durante esse espetáculo. Caê, ao escutar, ficou extasiado na frente à caixa de som, mal piscava. Outra música que tem gostado é a que selecionamos para acompanhar o vídeo do nosso parto.
E assim, passamos esse mês meus amigos... Cada dia uma ternura, cada dia vejo mais Caetano de mim, eu de Caetano. Terras se encontrando num cultivo que não finda jamais. Terras celebrando a vida. Terras aprontando um terreno sólido de Amor, Carinho e Ternura.
Canto ao Caetano e celebro o seu olhar de alma: fixo, atento, brincalhão, amoroso, inseguro... Sempre me pergunto: não será Julia Terra num Caetano?

1 Fazer Comentários:

DaniSapoo disse...

Ju... Espera ele dormir pra cortar as unhas. Eu preferia o cortador ao inves da tesourinha, mas cada um tem um jeito. Voce tem o cortador???
Outra coisa... lindo relato! O Cae estah lindo, nutrido fisicamente, emocionalmente, espiritualmente... Ele eh a prova viva de que voces estao fazendo a coisa certa. E que com tanto amor assim, ele poderah ser aquilo que quiser... sem limitacoes! Amo voces... saudades imensas!!! Queria poder participar mais da vida de vcs!!! E com certeza, a gente se encontra... COntinue mandando noticias, ok?

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

Copyright 2009 Caetaneando. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy