RSS

A CRIANÇA QUE NOS INSPIRA: FELIZ DIAS DAS CRIANÇAS!


Ontem, um dia imensamente especial: nosso primeiro dia das crianças, talvez o dia que eu mais valorizei estar vivenciando. Sempre achei uma data comercial e indignava-me pelo consumo desenfreado que diversos pais vivenciavam nessa época. Por isso, considerei sempre esse dia como um dia qualquer. Mas, a chegada do nosso pequeno Caetano veio pôr em xeque esses meus discursos. Sim, continuo achando que é uma data com fins comerciais... Mas, o pequeno Caetano veio anunciar que a criança tem muito a nos ensinar...
O que eu queria mesmo, e senti isso há alguns dias, era comemorar esse dia com o nosso pequenino. Um programinha diferente, um estar em família vivendo e aplaudindo a beleza da divina VIDA DE CRIANÇA!
A criança que nos ensina, sempre traz um pouco de nós, sempre mostra o que temos em nós...
 A criança que é livre para a CRIAÇÃO. Cria numa inocência, desmancha e recomeça de novo. O tempo é puro instante. Às vezes, acredito que a criança vive como uma borboleta que apenas está no mundo por um dia; imagine a intensidade dos seus atos, do seu voo? É assim que sinto o nosso pequenino, numa intensidade, num SER CRIANÇA esboçado num gesto, numa conquista, num sorriso que dura apenas um instante. É preciso sempre um olhar mais atento, um coração mais aberto e uma alma mais disposta a acompanhá-lo (espero te acompanhar sempre nesse voo, meu pequeno!).
A criança que vive no DEVIR,  que desfaz, muda, retorna, faz do seu brinquedo o próprio jogo. Fico pensando: como desaprendemos esse brincar, mudar, criar... Quantas vezes somos entregue a viver a vida de uma maneira “pesada”, amarga e sem essa alegria de brincar... Lembrei aqui e retomo a letra do Lenine que diz: “só posso te pedir que nunca se leve tão a sério nunca se deixe levar, que a vida é parte do mistério, é tanta coisa pra se desvendar...”. Talvez esse é o aprendizado que Caetano nos traz agora: - "Brinque e viva intensamente, desvende o nosso momento minha mãe!" Fazer da vida uma brincadeira é dizer “sim” a ela.
A criança que cai e levanta rapidamente sem sequer perceber o machucado que o tombo lhe causou, mas que sabe que  tem que dar o seu próximo passo. Ah, se toda queda me ensinasse que o melhor é caminhar do que lamentar!
Criança que está disposta a sempre recomeçar, a trazer à baila uma nova criação. Meu Deus! Quero ser assim (ou se já sou, não coloco em prática). O fato é que gostaria de viver trazendo e fazendo os inúmeros projetos que me inspiram a viver, fugir dos códigos da normalidade e da repetição, gostaria de não prender-me com coisas insignificantes que me amarram, que me  impossibilitam de sentir o prazer de viver! “Que eu fique desterrado de toda a verdade! Apenas um louco! Apenas um poeta!” (NIETZSCHE).
A criança é inocente porque quer criar “onde há a inocência? Lá onde há vontade de engendrar. E aquele que deseja criar o que ultrapassa é aos meus olhos aquele cujo querer é o mais puro” (NIETZSCHE).
Que possamos aprender um pouco com esses pequenos, que possamos nos inspirar neles, resgatar a força que está em nós, encontrar uma vontade DE DIGNIFICAR E VIVER O PRÓPRIO MOVIMENTO DA VIDA!

0 Fazer Comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário

Copyright 2009 Caetaneando. All rights reserved.
Free WPThemes presented by Leather luggage, Las Vegas Travel coded by EZwpthemes.
Bloggerized by Miss Dothy